#Devaneios: Algoritmo de Auto-Preservação

9/12/2017


"Precisa de arranjar um algoritmo de auto-preservação - diz Ralph Messenger - A mãe tem que gostar tanto de ela própria como dos filhos para funcionar com eficiência. Está a perceber?"
(in "Pensamentos Secretos" de David Lodge).

Este excerto é de um romance que li (e reli). Neste excerto Ralph Messenger está a fazer uma sessão de acompanhamento de um dos seus alunos de doutoramento, dando-lhe o seu parecer sobre um projeto de IA em que tenta simular o afecto materno. Este romance, apesar de ter a investigação, a neurociência e a tecnologia como cenário da história é talvez um dos romances mais centrados nas relações humanas (inter e intrapessoais) que li até hoje. 




E este excerto, em particular, lembra-me da rotina do quotidiano apressado em que a maioria de nós vive. Dias após dias em que somos absorvidos pelas mil e uma coisas para fazer, o viver em piloto automático. Somos engolidos pelos dias. E quando damos conta, já passou muito tempo. Mais tempo do que gostaríamos e tantas coisas ficaram lá atrás: sonhos, oportunidades, objetivos, metas, momentos, às vezes pessoas. Outras vezes ficamos nós. Ou uma versão de nós, já que olhamos para nós mesmos, para os nossos botões e ficamos com a sensação de que perdemos algo único da nossa essência e que não sabemos se vamos recuperar. 
Acho que efetivamente, em alguns períodos da nossa vida, nos falta esse tal algoritmo de auto-preservação. Um mecanismo que nos resguarde da loucura à nossa volta. Que nos ensine a dizer não quando é preciso. Que nos impeça de chegar ao ponto de não retorno. Que nos faça pensar "podes por-te em primeiro lugar de vez em quando" e que nos permita fazê-lo sem grande culpa. Talvez esse algoritmo seja a auto-estima. Ou a auto-confiança. Ou os sonhos. Ou os nossos propósitos de vida. Ou os nossos rituais. 
Perceber o nosso próprio algoritmo de auto-preservação não é fácil. É um processo de construção e de aprendizagem, com muitos erros à mistura. Porque nós pessoas somos isso mesmo: processos em contínua actualização para funcionarmos eficientemente e preferencialmente de forma feliz... 

You Might Also Like

0 comentários