#devaneios "Segredos da Idade Adulta Ou O Que Aprendi da Pior Maneira"

1/02/2018

O título deste post tem origem numa aventura chamada Happiness Project. Tomei contacto com este projeto através dos podcasts da Cláudia Fonseca, autora do blog "The Officinalis", onde nos episódios 16 e 18, é explorado este conceito. O Happiness Project foi criado por Gretchen Rubin, uma escritora que após uma extensa pesquisa sobre felicidade, resolveu dedicar um ano inteiro a tornar a sua vida mais feliz, sem mudar substancialmente as suas circunstâncias de vida. Gretchen relata a sua experiência num livro - "The Happiness Project". É uma leitura leve e agradável, mas com a profundidade necessária. Não vão encontrar respostas mágicas no livro, mas a experiência da Gretchen é muito rica e vale a pena acompanhar a sua aventura por uma vida mais feliz.
Os últimos meses para mim têm sido de procura de equilíbrio e de procura de mais felicidade na vida. Sou sempre muito céptica a este tipo de "gurus" do desenvolvimento pessoal, mas decidi dar uma oportunidade a este livro. O método é simples e a experiência credível. E pensei "Porque não?". E lá construí o meu projeto individual, que vou aplicar afincadamente em 2018. 
Como bom livro de auto-ajuda que se preze, este livro tem alguns exercícios que nos permitem explorar as nossas vivências e houve um em particular que me deu algum prazer fazer. 
O exercício consistia em identificarmos os nossos "Segredos da Idade Adulta". Sim, as chamadas lições de vida, que aprendemos sempre da pior maneira. 
Depois de umas boas horas a pensar no assunto, acho que sumarizei bem as minhas aprendizagens da vida adulta. E percebi que aprendi uma série de coisas... da pior maneira. Mais do que gostaria confesso. E resolvi partilhar estas lições de vida. Afinal, sabedoria decorrente da experiência nunca é demais. 
Estes são os meus "Segredos da Idade Adulta"... 
·        Vive os teus relacionamentos com equilíbrio. Para ser feliz, é preciso um equilíbrio cuidadoso entre o afecto, energia e dedicação que dás e recebes.
·        Haverá momentos em que farás coisas extraordinárias, mas não receberás crédito por elas, porque a maioria das pessoas não te revê nesse feito. A boa notícia é: vais descobrir que nem sempre é assim tão importante receber esse reconhecimento (bom, na verdade aprendi esta lição aos 7 anos, mas é válido para a idade adulta).
·        Não há verdades absolutas.  Nem certezas. As coisas mudam constantemente.
·        As pessoas dão valor às pequenas coisas, mesmo que te digam que não.
·        São raras as pessoas com quem terás uma relação de absoluta confiança. Não asneires com essas.
·        Não precisas de fazer tudo sozinha. Pedir ajuda não é sinónimo de fraqueza nem de incapacidade.
·        Às vezes, ser fiel a ti própria e aos teus princípios, vai custar-te alguns relacionamentos e causar-te alguns dissabores.
·        Focar-te nos aspectos negativos dos outros, traz-te mais dissabores a ti, do que a quem te incomoda.
·        Vais encontrar pessoas tóxicas, pessoas mal-intencionadas, pessoas egoístas,  ao longo da tua vida e não vais dar conta disso, antes de te magoares profundamente.
·        A opinião dos outros não é assim tão importante.
·        Se todos fizermos cedências na estrada, todos chegamos mais rápido.
·        Não tens de ter sempre razão.
·        Pedir desculpa é libertador.
·        Cuida do que é teu, do que faz parte da tua vida.
·        Às vezes, mesmo sabendo que deste o teu melhor, vais sentir-te desiludida contigo.
·        A consistência é o que faz a diferença nos resultados.
·        Se te desleixares contigo, é o teu corpo e a tua mente que se ressentem.
·        Não há nada de assim tão importante na vida (trabalho, relacionamentos, objectivos etc.), que justifiquem colocares em causa o teu bem-estar e a tua saúde.
·        Depois de uma noite sem dormir, podes sentir adrenalina e que és capaz de virar o mundo do avesso. Depois de duas, só dizes piadas idiotas. Depois de três, já não és um ser humano funcional.
·        É fundamental teres tempo para ti. E tempo para não fazer nada.
·        O teu tempo é o teu bem mais precioso. Não o desperdices.
·        Não desperdices dinheiro em coisas inúteis. 


Quais são os vossos "Segredos da Idade Adulta"?

You Might Also Like

0 comentários